Nome: Beata Umbelina (Abadessa).
Data em que é celebrado(a): 12 de fevereiro.
Nascimento: Nasceu por volta de 1092 no castelo de Fointaine-les-Dijon.
Ordem religiosa: beneditinas.
Principais ensinamentos:
- espírito de penitência.
- devoção a Paixão do Senhor.
- vida de oração.
- fé ardorosa.
- devoção a Virgem Maria.
Infância: Umbelina tinha seis irmãos, dentre os quais se destacam São Bernardo de Claraval e o Beato Gerardo.
Juventude: Casou-se com o o irmão da duquesa de Lorena, Guido de Marcy e levava uma vida longe das coisas de Deus e vivia de forma mundana. Ao visitar o irmão Bernardo no mosteiro cheia de pompas e futilidades, recebeu dele forte advertência para que se convertesse.
Vida adulta: Tornou-se grande devota da Paixão de Cristo e pediu ao esposo permissão para ingressar no mosteiro, passando a viver como monja, levando uma vida de penitência no mosteiro de Jully-les-Nonnais, nas proximidades de Troyes. Curava pessoas com suas orações e suas bênçãos, mesmo as enfermidades contagiosas e nunca foi infectada. Influenciou São Bernardo em seus escritos.
Falecimento: A beata faleceu em 12 de fevereiro de 1135, de causas naturais, estando rodeada por alguns de seus irmãos. Seu túmulo passou a ser local de peregrinação e milagres começaram a ser atribuídos a sua intercessão.
Beatificação: Teve o culto confirmado em 1763, quando era Papa Clemente XIII e passou a ser considerada protetora dos que perderam seus pais.
Beata Umbelina, rogai por nós.