Como obter todos os dias as indulgências do Ano de São José?

Estamos vivendo um ano histórico e de graças na Igreja.

 Gena Paula Castro. - AOD&O.


     No dia 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco anunciou ao mundo um "Ano Santo", o ano de São José, que será encerrado em 8 de dezembro de 2021.
     Na ocasião, além do decreto que instituia esse tempo especial, o Vaticano divulgou a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai” com a qual o Sumo Pontífice quis também celebrar os 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica. 



     A Penitenciária Apostólica enriqueceu o período com indulgências especiais em benefício de toda a Igreja. São elas:

1-Concede-se a Indulgência plenária a todos os que meditarem na oração do Pai Nosso durante pelo menos 30 minutos, ou então, participarem de um retiro espiritual, de ao menos um dia, que inclua uma meditação sobre São José.


2-Aqueles que, a exemplo de São José, praticarem uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, poderão igualmente obter o dom da Indulgência plenária.


3-Indulgência plenária em favor dos fiéis que rezarem o Santo Rosário (Terço) em família e entre noivos.


4-Os fiéis que recitarem qualquer oração legitimamente aprovada ou ato de piedade em honra de São José, por exemplo “A Vós, São José”, especialmente nos dias 19 de março e 1 de maio, na Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, no Domingo de São José (segundo a tradição bizantina), no dia 19 de cada mês e em cada quarta-feira, dia dedicado à memória do Santo, segundo a tradição latina também pode obter a indulgência plenária.

 
5-Outra forma de obter a indulgência é através da oração das Ladainhas de São José (para a tradição latina), ou o hino Akathistos a São José, integralmente ou ao menos em alguma das suas partes significativas (para a tradição bizantina), ou ainda outra oração a São José, própria de outras tradições litúrgicas, em favor da Igreja perseguida ad intra e ad extra e pelo alívio de todos os cristãos que sofrem qualquer forma de perseguição.


6-Para os mais idosos, enfermos, agonizantes e a todos os que, por legítimos motivos, estão impossibilitados de sair de casa, se, com espírito desapegado de qualquer pecado e com a intenção de satisfazer, logo que possível, às três condições habituais, em suas próprias casas ou onde o impedimento as retiverem, é possível obter a indulgência plenária ao rezarem um ato de piedade em honra de São José, conforto dos enfermos e Padroeiro da boa morte, oferecendo com confiança a Deus as dores e os incómodos da sua vida.


     Escolha qual destas práticas é mais viável e procure vivenciá-las todos os dias até o fim do Ano Santo.
     Lembrando que para lucrar a Indulgência Plenária são necessários confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre ou não havendo possibilidade de receber os sacramentos (devido ao cenário da pandemia), apresentar a Deus uma contrição perfeita conforme explica o Santo Padre, o Papa:


    


Para ver o documento do decreto das indulgências, clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad