Nome: Beato Devasahayam Pillai.
Data em que é celebrado(a): 14 de janeiro.
Nascimento: Nasceu em 23 de abril de 1712 no distrito de Kanyakumari.
Principais ensinamentos:
- fidelidade a Jesus Cristo
- amor ao próximo
- incentivo a vida de fé
- testemunho cristão
Considerado santo patrono da Índia e auxílio dos perseguidos, nasceu em uma família hindu, sob o nome de Devasahayam (que significa ajuda de Deus) e após sua conversão ao catolicismo foi perseguido, caluniado até que o prenderam.
Sua conversão se deu após se tornar oficial da corte de Travancore, aonde teve contato com a fé cristã através de um comandante naval holandês. Recebeu o batismo através do padre jesuíta R. Bouttari Italus e passou a usar o nome Lázaro.Sua esposa também se converteu e passou a usar o nome Teresa, em idioma local, Gnanapoo Ammal.
Leigo, pai de família, foi acusado de traição de forma injusta e sofria torturas como: chibatadas, exposição ao sol, privação de alimentos e esfregavam pimentas no seu nariz e suas feridas.
De acordo com relatos de testemunhas oculares, ajoelhou-se uma vez suplicando a Deus por água e milagrosamente água começou a jorrar de uma pedra, que hoje fica em uma igreja em Puliyoorkurichi
Morreu sob tiros sendo martirizado em 14 de janeiro de 1752, na floresta Aralvaimozhi.
Foi beatificado durante o pontificado do Papa Bento XVI em 02 de dezembro de 2012 e será canonizado pelo Papa Francisco em maio de 2022.
Beato Devasahayam Pillai, rogai por nós.
Nota:
Os textos do Santo do Dia, publicados no site De Coração e Oração são
pesquisados em várias fontes para se chegar ao melhor resumo possível da
vida dos santos.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.