Nome: São José Tuan, mártir.
Data em que é celebrado(a): 7 de janeiro.
Nascimento: Nasceu em 1811, em Trần Xá, na província de Hưng Yên.
Ordem religiosa: Dominicanos.
Principais ensinamentos:
- Abandono a vontade de Deus.
- Testemunho cristão diante de adversidades.
- Amor ao próximo.
- Espírito de piedade.
- Fervor apostólico e evangelização.
- Fidelidade a vocação sacerdotal.
Infância: Aprendeu dos pais, camponeses a ser piedoso e a semear o bem entre as pessoas com espírito cristão.
Juventude: Foi para o seminário e entrou para a Ordem dos Dominicanos para ajudar a Palavra de Deus atingir mais corações.
Vida adulta: Quando trabalhava exercendo seu ministério sacerdotal, foi denunciado e preso, após dar os últimos sacramentos a sua mãe que estava por falecer. Como o Senhor Jesus, ele foi denunciado em troca de uma recompensa.
Por ser cristão, foi condenado a morte. Enquanto estava preso, evangelizava e animava na fé os que estavam ao seu redor.
No dia da sua execução, quiseram que pisasse na cruz, mas recusou a se mover. Invocou o nome de Jesus e ia sorrindo para o lugar aonde seria martirizado, de acordo com uma testemunha ocular.
Falecimento: Morto em 30 de abril de 1861.
Canonização: São João Paulo II o canonizou com outros 116 mártires vietnamitas em 19 de junho de 1988 e citou o livro da Sabedoria:
"Sofrestes um pouco; recebereis grandes dons, pois Deus vos provou e vos achou dignos dele: ele vos provou como ouro no cadinho, ele vos recebeu como holocausto." (Sb 3,5-6).
São José Tuan, rogai por nós.
Outros santos celebrados neste dia: Beata Lindalva Justo de Oliveira, São Polieuto, São Reinaldo de Colônia, São Luciano sacerdote, São Raimundo de Penhaforte.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.