Nome: São Carlo de Sezze.
Data em que é celebrado(a): 06 de janeiro
Nascimento: 22 de outubro de 1613 em Sezze (Latina).
Infância: Nasceu em uma família que trabalhava no campo. Ocupava-se de arar a terra e pastorear o gado. Por ocasião do processo de beatificação que ocorreu em Sezze em 1691, uma testemunha declarou que São Carlo nasceu na casa na 'via dell'oca'.
Um dia, um bando de pássaros afugentou os bois que Carlos estava guiando quando ele estava lavrando, e eles o atacaram com grande perigo de matá-lo.
Quando se viu em tão grande risco, prometeu a Deus que, se salvasse sua vida, se tornaria um religioso. Milagrosamente, ele permaneceu ileso, sem nenhuma ferida.
Juventude: Entrou para o convento franciscano de Nazzano em 18 de maio de 1635, aonde Carlo foi provado e testado. Mas quis ser religioso e confirmou sua vocação e a sua vida de santidade começou a produzir frutos. Era muito procurado como conselheiro por diversas pessoas, inclusive autoridades eclesiais. Sua intervenção costumava ter o efeito de produzir mudanças de comportamento e atitudes.
Apesar de sua instrução limitada, tornou-se escritor de obras ascéticas, místicas e espirituais. De modo especial, a sua autobiografia que quis chamar "As Grandes Misericórdias de Deus."
Por causa do seu dom de aconselhar (dom infuso), era muitas vezes preciso fazer viagens para ir até alguém a quem fora designado.
Certa vez, São Carlo teve que fazer uma longa jornada acompanhado por um religioso e no meio da selva eles se perderam. Não conseguindo achar o caminho, sem nada mais a fazer, eles começaram a rezar com toda fé e então um bando de aves apareceu e voou lentamente à sua frente, guiando-os até que conseguiram sair da floresta densa.
Teria sido incumbido pelo Papa Clemente IX (1667-69), para averiguar a santidade de uma religiosa: “Frei Carlo, dizem que na cidade de Perúgia há uma madre santa, vá lá e verifique pessoalmente a veracidade da situação”.
"Um raio de luz"...frequentemente falava nisso, mas sem dar detalhes. Este raio de luz o atingiu durante êxtase profundo com Deus em 1648, durante uma missa. Recebia então um estigma vindo da Eucaristia. Teria sido a resposta a uma de suas preces mais frequentes: "Senhor, inflama com amor por Ti".
Frei Carlos se deslocava conforme mandavam, mas atuava mesmo no dia a dia como porteiro, cozinheiro e jardineiro.
Foi perseguido e caluniado por uma mulher mundana e por isso veio a adoecer. As calúnias foram descobertas e a verdade prevaleceu.
Uma vez, para atender algumas pessoas, quis escrever um livreto para beneficiar a vida de oração e permitiu que os seus ensinamentos ali, fossem publicados. Inocentemente, ele fez isso sem permissão dos superiores e foi muito repreendido.
Humilhado e muito chateado, foi rezar diante do crucifixo, para falar de sua angústia ao Senhor ouviu então Nosso Senhor dizer-lhe: "Coragem, estas coisas não te impedirão de entrar no paraíso".
São Carlo previu o pontificado romano para os cardeais Fabio Chigi (Alexandre VII), Giulio Rospigliosi (Clemente IX), Emilio Altieri (Clemente X) e Gianfrancesco Albani (Clemente XII).
Após seu falecimento, descobriram uma cicatriz no peito que foi avaliada por uma comissão médica. Era o sinal do raio de luz. A cicatriz foi declarada pelos médicos de origem sobrenatural.
Principais ensinamentos: Humildade.
Obediência.
Vida de união com Deus.
Desapego dos bens materiais.
Vida de oração e contemplação.
Falecimento: Morreu em Roma, no Convento de São Francisco no dia 06 de janeiro de 1670 após ter recebido de joelhos o viático. Seu coração incorrupto, com o sinal da cruz impresso no ato do prodígio eucarístico é conservado até hoje na Capela São Francisco.
Canonização: São João XXIII o canonizou no ano de 1959.
São Carlo de Sezze, rogai por nós.
Nota:
Os textos do Santo do Dia, publicados no site De Coração e Oração são
pesquisados em várias fontes para se chegar ao melhor resumo possível da
vida dos santos.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.