Nome: São Gerlac.
Data em que é celebrado(a): 05 de janeiro.
Nascimento: 1.100, natural da Holanda
Principais ensinamentos:
- espírito de penitência
- desapego dos bens materiais
- amor ao próximo
- confiança em Deus
- buscar as coisas de Deus em primeiro lugar
Sabe-se que São Gerlac (ou Gerlaco, Gerlach, Gerlacus) foi um soldado que vivia de forma desregrada e depois de se converter, tornou-se um eremita que vivia a vida como um penitente sempre em oração.
Esta conversão aconteceu depois que sua esposa, que era uma católica muito piedosa faleceu e Gerlac foi em peregrinação a Roma e Jerusalém. Foi batizado e participou da 1ª Cruzada para Jerusalém e ajudou a cuidar de pessoas adoentadas por cerca de sete anos.
Quando retornou a Holanda, peregrinava a Maastricht, todos os dias a pé até a Basílica de São Servais (Servatius).
Nas imediações de sua morada, havia um poço no qual Gerlac ia beber água e saciar a sua sede. Conta-se, quando ele havia cumprido penitências suficientes, a água desta fonte transformou-se em vinho. Era o sinal de que seus pecados haviam sido perdoados (Esta fonte se tornaria popular entre os devotos e peregrinos após o seu falecimento).
Foi perseguido e caluniado por pessoas que o acusavam de ser extremamente rico e ocultar as riquezas sob o carvalho no qual vivia após ter doado tudo aos pobres. Monges locais também estariam envolvidos neste desentendimento e o bispo ordenou que a árvore na qual Gerlac morava fosse derrubada para que a verdade fosse revelada.
Gerlac foi apoiado pela santa Hildegarda de Bingen. Ao constatar que não havia nada escondido, o bispo quis reparar a injustiça e com a madeira do carvalho mandou construir uma cabana para São Gerlac. A pedido do Papa, teria vivido vestindo o hábito Premonstratense.
A Tradição conta que quando estava por falecer, o próprio São Servais apareceu-lhe e administrou os sacramentos.
Falecimento: Morreu no ano de 1165 em odor de santidade e logo começaram as peregrinações ao seu túmulo.
São Gerlac, rogai por nós.
Nota: Os textos do Santo do Dia, publicados no site De Coração e Oração são pesquisados em várias fontes para se chegar ao melhor resumo possível da vida dos santos.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.