Nome: Santa Farailde de Gand. O nome aparece também como Varelde, Verylde ou Veerle em dialetos locais.
Data em que é celebrado(a): 04 de janeiro
Nascimento: 650 circa, em Gand (Ghent), na Bélgica.
Principais ensinamentos:
- Vida de oração
- Espírito de caridade.
- Confiança em Deus.
Infância: Conta-se que Santa Farailde, pertencia a uma família rica, que possuia terras em Brabant e Hainault. Era irmã de Santa Reinilde, São Emebert e Santa Gúdula, mas não há confirmações biográficas. Foi educada por Santa Gertrudes no mosteiro de Nivelles.
Juventude: Fez voto de virgindade, mas contra a sua vontade, teve que se casar com um pretendente que era filho de um chefe de uma tribo saxônica, que tornou-se um marido bruto por não estar satisfeito com a evasão da esposa no leito conjugal. Ela preferia passar as noites em oração nas igrejas da cidade.
Vida adulta: O casamento foi conturbado e o marido veio a falecer durante atividade de caça. A santa cuidou dele, mas ele não resistiu. Farailde, passou a continuar a sua vida de entrega a Deus e atos de caridade até a sua velhice. É representada normalmente com um pão ou um ganso. O pão seria uma referência a um milagre pós-morte que fez de transformar em pedras o pão de uma mulher que não quis ajudar um mendigo faminto. O milagre ocorreu no ano de 1300 e foi confirmado por cinco sacerdotes locais e confirmado pelo Arcebispo. As pedras consideradas relíquias da santa, estão na igreja Steenockerzeel.
Já o ganso, é uma atribuição ao nome de sua cidade Gand (Ganso). Há também o relato de um milagre no qual ela teria ressuscitado um ganso que fora morto por um empregado, que pegou indevidamente o animal para comê-lo.
O mais famoso dos milagres, realizado quando ainda era viva é o de uma fonte (que não existe mais) que fez para ajudar ceifeiros sedentos. A água da fonte foi usada em crianças doentes e as mesmas ficaram curadas. A fonte teria secado em meados do século XX devido a exploração de minas e foi redescoberta em 1990, por ocasião do aniversário de falecimento da santa. Um abade teve esta iniciativa. Uma placa de mármore vertical e um trabalho de alvenaria representando um poço foram colocados no local.
É considerada padroeira da paz doméstica e conjugal, saúde infantil, das galinhas, invocada para auxílio em dores de dente.
Falecimento: c. 740, Bruay-sur-l'Escaut, França aos 90 anos.
Outros santos celebrados nesta data são: São Manuel Gonzalez (o bispo dos Sacrários abandonados), Santa Angela de Foligno, Santa Elizabeth Ann Setton e Beata Chiara de Ugarte.