Como pedir dispensa escolar do evento de Carnaval.


 
                  Para esclarecimento de pais que professam a fé católica.

                                                  Gena Paula Castro - Missionária Digital. - AOD&O.

    O Carnaval é uma festa popular e considerada patrimônio cultural imaterial no Brasil. Originalmente, é de conhecimento antropológico e histórico, que a festividade teria sido adaptada de cultos pagãos da Grécia antiga, da Roma Antiga e do Egito.

   O tempo de Carnaval foi compreendido para os católicos, como um período que antecedia a Quaresma, estabelecida pelo Papa São Gregório Magno, que fixou o período como tempo penitencial em preparo à Páscoa. Outrora, o consumo de carne era vedado aos fiéis durante 40 dias. 

   Ao longo dos séculos, a festividade foi adaptada para diversas realidades culturais e foram inseridos no seu contexto práticas que muito desagradam ao Senhor e se chocam diretamente com os mandamentos da Lei de Deus, devido aos comportamentos que ferem de modo especial a castidade. 

  Fundamentação bíblica.



     Sem citar outros autores bíblicos, como as admoestações à prática das virtudes encontradas no Novo Testamento (que apenas enriqueceriam o exposto), leve-se em conta aqui apenas o que Jesus afirma em Mt 18,6: 

"...se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que crêem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar."

E ainda:


"Ai do mundo, por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que o causa!"- Mt 18,7

 

     Neste contexto, os pais de menores de idade, que se sentem incomodados com isto, podem se opor a adesão de seus filhos a este tipo de eventos, inclusive em ambiente escolar.

    A liberdade religiosa no Brasil, é embasada na Constituição Federal, na qual lemos:


"A liberdade religiosa é um direito fundamental que garante a todos os cidadãos a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias." (Constituição Federal de 1988, artigo 5º, inciso VI).


Santidade X Carnaval.



     Vários santos da Igreja, fizeram declarações acerca dos problemas gerados nesta época, que levam as almas a perda da amizade com Deus. Mas antes de recordar-se os mesmos, leve-se em conta o que dizem os sacerdotes contemporâneos, que convidam o povo de Deus a viver a santidade. 

  O Padre Marcelo Rossi, por exemplo, recomenda aos fiéis prudência, discernimento e sabedoria.

    Padre Chrystian Shankar, em uma de suas diversas exortações sobre o tema, alerta sobre os problemas do Carnaval que são ocasionados por empolgação e influências alheias, como a promiscuidade e outros tipos de vícios que são iniciados e vivenciados nesta época do ano.
Ao falar do mundanismo e das imoralidades do Carnaval em suas redes sociais, o saudoso Dom Henrique Soares da Costa, cujo processo de beatificação está em andamento, destacou em fevereiro de 2015:

"Seria bom que os discípulos do Senhor Jesus fossem percebendo que não há muita coisa em comum entre o ser de Cristo e o agradar ao mundo. O nosso Jesus disse claramente: "A Minha escolha os separou do mundo!"

No Catecismo Maior de São Pio X, aprende-se que a castidade, tão ferida diretamente através da falta de modéstia, é um conselho/ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. E também que os conselhos evangélicos servem para facilitar a observância dos Mandamentos e para assegurar melhor a salvação eterna.

Vale lembrar também, São Filipe Neri, o "Apóstolo da Alegria" que nesta época, como sabem melhor os seus devotos, convidava os fiéis a visitarem os Santuários, a se dedicarem a oração através de exercícios espirituais.

É válido recordar, outras citações bem conhecidas de santos e santas que reforçam a incompatibilidade do Carnaval com a fé católica:

“O carnaval é um tempo infelicíssimo, no qual os cristãos cometem pecados sobre pecados, e correm à rédea solta para a perdição.” - São Vicente Ferrer.

“Nestes dois últimos dias de carnaval, conheci um grande acúmulo de castigos e pecados. O Senhor deu-me a conhecer num instante os pecados do mundo inteiro cometidos nestes dias. Desfaleci de terror e, apesar de conhecer toda a profundeza da misericórdia divina, admirei-me que Deus permita que a humanidade exista." - Santa Faustina Kowalska.

Determinação de Cristo.

     As revelações de Jesus a Beata Irmã Maria Pierina de Micheli, aprovadas e enriquecidas com indulgências pela Igreja, foram manifestadas pelo Divino Salvador para reparação das blasfêmias a Deus dirigidas. Se trata da devoção a Sagrada Face de Jesus. Quis Ele que a solenidade da mesma fosse celebrada na Terça-Feira de Carnaval, precedida de uma novena em preparação. 
    No Brasil, (com aprovação do Papa João XXIII em 1959) a Congregação dos Ritos permitiu que bispos e padres celebrassem a Festa da Sagrada Face exatamente na Terça-feira de Carnaval, como ato de reparação pelos pecados e excessos cometidos durante as festividades carnavalescas (bebedeiras, impurezas, imodéstia, zombarias à fé, dentre outros).

Modelo de documento.


  Por fim, segue a imagem com o modelo de requerimento que os pais podem usar para solicitar a dispensa deste evento escolar, se assim sua consciência lhes indicar.

Clique na imagem para ampliar.

É só adequar, assinar, imprimir e levar até a escola aos cuidados da direção.
É salutar recordar, que neste período do ano, pode-se rezar a oração de reparação Flecha de Ouro, ensinada pelo próprio Jesus.

Em tudo seja louvado o Sacratíssimo Coração de Jesus e Sua Mãe Maria Santíssima!

     
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad