A Igreja celebra neste dia este franciscano no qual a virtude da fortaleza é notória.
Nome: Beato Francisco Zirano.
Data em que é celebrado(a): 25 de janeiro.
Nascimento: Sassari (Sardenha, Itália) em meados de 1564.
Infância: Sua infância foi no seio de uma família modesta e seu amor pela fé era bem evidente. Zirano era muito devoto da Santíssima Virgem Maria.
Juventude: Foi ainda jovem que sua vocação o levou a optar por ser um religioso franciscano e aos 22 anos, recebeu o Sacramento da Ordem. Um primo seu foi capturado por piratas que rondavam a cidade e o sacerdote não se deteve na busca de uma solução: pediu ao Papa permissão para pedir esmola para conseguir o valor necessário para libertar o familiar. Ao ser atendido, se esforçou também pelas pessoas que viviam o mesmo tipo de aflição, consolando e impulsionando a fé de todos.
Vida adulta: Deu um passo rumo ao martírio em 1602, quando entrou em território de piratas que como inimigos da fé, não aprovavam os cristãos. Foi preso mas antes de ser condenado conseguiu ver o primo. Ao ser coagido a renunciar a fé católica, se manteve irredutível e assim foi torturado e martirizado.
Os cristãos que ali estavam, perceberam sua santidade e começaram ali mesmo, a veneração de suas relíquias e a chamá-lo de intercessor.
Principais ensinamentos:
- fortaleza;
- sabedoria;
- diligência;
- santidade de vida.
Falecimento: Em 25 de janeiro, no ano de 1603, foi martirizado pelos inimigos da sã doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Beatificação: Em 12 de outubro de 2014, foi beatificado pelo Papa Francisco.
Beato Francisco Zirano, rogai por nós.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.




