Morte do Papa Francisco: do anúncio ao sepultamento.

Foto: Vatican Media.


Gena Paula Castro com informações do Vatican News.

Na manhã da última segunda-feira, primeiro dia da Pascoela, morreu o Papa Francisco, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta.

O Santo Padre sofria de problemas sérios de saúde, sendo que a pneumonia bilateral e a insuficiência respiratória foram motivos dos tratamentos realizados durante seu recente período de internação. 

Em seu histórico de saúde, também constavam bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II, conforme informado pela Santa Sé.

A causa da morte do Papa Francisco, que governava a Igreja Católica Apostólica Romana desde 13 de março de 2013, foi em decorrência de derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória irreversível.

Desde o último dia 23, o público pôde participar do velório, que foi visitado também por celebridades.


Pascoela.


A Semana que segue o Domingo de Páscoa, é chamada de "Pascoela" e se celebram nos dias decorrentes como se fosse o mesmo dia. 

Outro nome atribuído a este período e popularmente conhecido entre os fiéis é "Oitavas de Páscoa", que compreende os oito dias após a celebração da Páscoa, de forma que a Igreja viva a alegria da Páscoa de forma mais ampla. 

Então, para quem professa a fé católica, o Papa Francisco faleceu na Páscoa do Jubileu de 2025, o "Jubileu da esperança".


Testamento.

Em seu testamento, o Papa indicou instruções sobre seu sepultamento e mais uma vez deixou registrado seu amor filial a Virgem Santíssima, ao desejar que seus restos mortais fossem especificamente colocados na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

No documento escrito pelo Papa no dia de São Pedro e São Paulo, no ano de 2022 (29 de junho), ele quis deixar um agradecimento e a intenção de destinação dos seus sofrimentos:

"Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos."

Sepultamento.

Após a Missa Exequial e o cortejo fúnebre, acompanhado por milhares de pessoas que acorreram a Roma, houve o rito de sepultamento, que foi presidido pelo Cardeal Kevin Farrel de forma privada.



A Igreja segue agora o período de luto oficial de nove dias, o Novendiales, iniciado neste último sábado de abril.

Compartilhe esta notícia!

Para enviar para mais alguém, abaixo você pode escolher um dos ícones das redes sociais e passar adiante esta publicação.👇

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad