Testamento espiritual do Papa Emérito Bento XVI

 

Imagem: Reprodução.


Testamento  espiritual do Papa Emérito Bento XVI

O Papa Bento XVI, faleceu no último dia do ano de 2022, comovendo toda a Igreja com seu exemplo de abandono em Deus e fortaleza, enquanto perdia as forças rumo ao Paraíso.
Conforme divulgado pela Santa Sé, o Papa que esteve a frente da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo entre os anos 2005 e 2013, deixou o testamento espiritual a seguir e suas últimas palavras pronunciadas foram: "Senhor, eu te amo."
Bento XVI foi o 265º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana.
O texto apresenta uma vida rica em santidade, união com Deus e recomendações para seus filhos e filhas espirituais.

Leia o texto na íntegra:


29 de agosto de 2006.
 
Meu testamento espiritual.
 
Se nesta hora tardia da minha vida eu olhar para trás para as décadas que viajei, primeiramente vejo quantos motivos tenho para agradecer. Agradeço primeiramente ao próprio Deus, distribuidor de todos os bons presentes, que me deu a vida e me guiou por vários momentos de confusão; sempre me levantando sempre que comecei a escorregar e sempre me dando a chance novamente e do rosto dela. Retrospectivamente vejo e entendo que até as partes escuras e cansativas desse caminho foram para minha salvação e que nelas Ele me guiou bem.
Agradeço aos meus pais, que me deram a vida num momento difícil e que, à custa de grandes sacrifícios, com seu amor, me prepararam uma magnífica residência que, como uma luz clara, ilumina todos os meus dias até hoje. A fé clara do meu pai nos ensinou as crianças a acreditar, e como signavia ela sempre esteve firme em meio a todas as minhas conquistas científicas; a profunda devoção e grande bondade da minha mãe representam um legado pelo qual eu nunca posso agradecer o suficiente. Minha irmã tem me assistido por décadas de forma altruísta e com carinho amoroso; meu irmão, com a clareza dos seus julgamentos, determinação vigorosa e serenidade de coração, sempre abriu o meu caminho; sem isso a sua constante pré-presentação e acompanhamento, eu não conseguiria Encontrei o caminho certo.
Agradeço sinceramente a Deus pelos muitos amigos, homens e mulheres, que Ele sempre colocou ao meu lado; pelos colaboradores em todas as fases do meu caminho; pelos professores e alunos que Ele me deu. Confio tudo à Sua bondade. E quero agradecer ao Senhor pela minha linda pátria nos Pré-alpes da Baviera, na qual sempre vi o esplendor do próprio Criador brilhar. Agradeço às pessoas da minha terra natal porque nelas pude vivenciar a beleza da fé novamente. Rezo para que a nossa terra permaneça uma terra de fé e por favor compatriotas: não se deixem afastar da fé. E finalmente agradeço a Deus por todas as coisas boas que pude vivenciar em todas as fases da minha jornada, principalmente em Roma e Itália que se tornou minha segunda pátria.
A todos aqueles que fiz mal de alguma forma peço perdão do fundo do meu coração.
O que disse antes aos meus compatriotas, digo agora a todos os que na Igreja foram confiados o meu serviço: permaneçam firmes na fé! Não se deixem confundir! Muitas vezes parece que a ciência — ciências naturais por um lado e a pesquisa histórica (particularmente a execução das Escrituras Sagradas) por outro — são capazes de oferecer resultados irrefutáveis em contraste com a fé católica. Vivi as transformações das ciências naturais desde a antiguidade e vi como, pelo contrário, aparentes certezas contra a fé desapareceram, provando não ser ciência, mas interpretações filosóficas apenas aparentemente espectaculares Tors da ciência; bem como, por outro lado, está em diálogo com ciências naturais que também a fé aprendeu a compreender melhor o limite do escopo das suas declarações, e portanto a sua especificidade. Faz agora sessenta anos que venho seguindo o caminho da Teologia, em especial as ciências bíblicas, e com o sucesso de diferentes gerações vi o colapso de teses que pareciam inquebráveis, provando ser simples suposições: a gen A lógica liberal (Harnack, Jülicher, etc. ) ), a geração existencialista (Bultmann etc. ), a Geração Marxista. Eu vi e estou vendo como fora do emaranhado de suposições a razoávelidade da fé emergiu e emergiu novamente. Jesus Cristo é verdadeiramente o caminho, a verdade e a vida - e a Igreja, com todas as suas falhas, é verdadeiramente o Seu corpo.
Finalmente, peço humildemente: orem por mim, para que o Senhor, apesar de todos os meus pecados e falhas, me acolha em mansões eternas. Para todos aqueles que confiaram em mim, dia após dia a minha oração vai do coração.
 
Bento, PP XVI
 

Outros documentos. 

Para acessar outros documentos do Papa alemão e conhecer mais profundamente sua contribuição para a Santa Igreja Católica e para o mundo acesse este link.

 

Para compartilhar o testamento espiritual do Papa Emérito Bento XVI

Use um dos ícones indicados abaixo e envie para quem desejar.👇
 
 

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad