Coração do Monge. - AOD&O.
A vida traz tempestades muito fortes, momentos muito difíceis de superar. É como navegar no mar em que, às vezes, tempestades e ondas são muito fortes e há momentos em que sentimos o medo de afundar, como Pedro. (Mt. 14,30).
O mundo está mergulhado num mar de problemas dos quais parece que não podemos sair e nós mesmos passamos, muitas vezes, por problemas e testes bastante duros: doenças, desgraças, reveses económicos, problemas familiares, de saúde, decepções, enganos, morte...
Outras vezes vemos-nos como abandonados ao vaivém desta sociedade que nos persegue e que não nos deixa olhar para que porto nos dirigimos. E até muitas vezes, afundados nas águas da mediocridade e do vazio da vida e do desespero, nos dá a sensação de não querer continuar remando.
Às vezes, quando nos vêm fortes tempestades, tomamos posturas que, em vez de nos levantarmos com mais força, nos afundam em um abismo mais profundo. Como Pedro, ficamos olhando para a violência do vento e começamos a afundar (Mt. 14,30). É precisamente nesses momentos difíceis da vida que vamos precisar de fé.
Fé é a força que nos mantém de pé e nos faz continuar caminhando, mesmo que a meta pareça impossível de alcançar. A fé nos dá confiança em nós mesmos e nos faz tirar força ainda da nossa própria fraqueza.
Também nos faz olhar os problemas cara a cara, sem medos que nos acovardem ou nos façam vacilar. É aquela que nos faz jogar coração e coragem na vida e nas suas tempestades.
A fé é aquela que nos leva a dizer nesses momentos difíceis da vida: "Senhor salva-me", como dizia Pedro, quando se encheu de medo diante das fortes ondas que pareciam que o iam afundar nas águas do mar (Mt. 14,31). Nos diz que nunca estamos sozinhos nas trevas da vida; que Deus está sempre sendo essa luz que nos faz continuar vivendo no meio da escuridão.
São Paulo dizia: "Quem nos afastará do amor de Deus? As tribulações? As angústias? A perseguição? A fome? A doença? O perigo?... De tudo isto sairemos vitoriosos graças àquele que nos ama.” (Rom. 8,35-37).
A fé nos diz que não estamos sozinhos em nenhum momento, que Deus está lá, além do vento furacão, do terremoto ou do fogo; está lá no mais profundo do silêncio do nosso coração, como o descobriu o profeta Elias. (1Re. 19,9-13).
A vida é um navegar no mar deste mundo, muitas vezes embriagado. Só na fé encontramos força para não afundar, pois por ela sabemos que Deus está lá, onde parece que não está, torcendo por nós para que não paremos de remar.
Lembre-se de que se a lama cobrir seus joelhos, sim ao levantar, você cai de novo, se seus sonhos se tornaram pesadelos: não desista do tesouro da fé.
Se você decidiu dar tudo como garantido e acha que não há mais o que fazer, se não sente o bater do seu peito, então procure o som da fé.
Fé é o sentimento mais sagrado. Tenha fé quando tomar uma decisão, fé naqueles que te ajudaram, fé quando quiser ter fé em si mesmo.
Bênçãos...