A irmã Maria Luísa de Jesus, da Ordem Religiosa das Irmãs da Imaculada e de Santa Filomena, pediu a Santa Filomena, em uma certa tarde, que lhe ensinasse alguma devoção que por ela fosse muito estimada. Nisto, ouviu uma voz interior que falava:
"Reza três Credos um pela perseverança dos justos, outra pela conversão dos pecadores, o terceiro pelos heréticos e infiéis." A religiosa assim procedeu.
Porém, na tarde seguinte, estava muito sonolenta e se questionava em pensamentos, se a voz interior seria inspiração da santinha virgem ou fruto de sua imaginação.
Experimentou então, um súbito recolhimento interior e viu o céu aberto onde aparecia um majestoso trono de ouro cravejado de pedras preciosas na qual estava Alguém vestido de sol e de face tão resplandecente que nem podia contemplá-la. O trono era adornado por brancas nuvens e ao redor assentavam-se muitas virgens, todas como que vestidas em resplandecentes raios de sol e estáticas comunicando a intenção de quem lhes suplicara. Recolocavam depois a coroa e sentavam-se novamente.
A Irmã rezou o primeiro Credo e viu o seu Anjo que, levando de seus lábios uma rubra flor, voou ao Céu, entregando-a a Santa Filomena. Esta se ergueu e orou pela perseverança dos justos. Ao rezar o segundo Credo, a Santa pediu também pela conversão dos pecadores. Notou que ao rezar o terceiro Credo, ao perfume dessa flor, tão veemente se tornou a prece de Santa Filomena pelos heréticos e infiéis que parecia ouvir-se-lhe a voz por toda a terra. Não parecia humana a sua voz, mas a de um trovão; não terrível, mas como uma reunião de harmoniosos instrumentos, e falava: "Domine, illumina his, qui in tenebris, ET in umbra mortis sedent." ou seja: "Senhor, meu sangue foi derramado sobre a terra; não permitais seja calcado aos pés dos infiéis. Ó Senhor, esta graça vola pede Filomena que tem por especial, característica iluminar: Domine, illumina his, qui in tenebris, ET in umbra mortis sedent." Então, das nuvens que cercavam o trono, saiu uma voz que disse:
"Para quantos quiserem aproveitar-se."
A devoção ficou conhecida então como Saudação a Santa Filomena.
Clique aqui para ir para a página da Saudação a Santa Filomena.
Clique aqui para ir para página da Ladainha de Santa Filomena.