Nome: São José Vaz.
Data em que é celebrado(a): 16 de janeiro.
Nascimento: 21 de abril de 1651 em Benaulim, Salcette, Goa, Índia.
Ordem religiosa: Oratório de São Filipe Néri e missionário.
Principais ensinamentos:
- fortaleza
- diligência
- perseverança na fé
- confiança em Nossa Senhora
- ardor missionário
Infância: Nasceu em Benaulim, e foi criado nas aldeias de Benaulim e Sancoale. Quando cresceu, foi enviado pelo seu pai para uma escola em Benaulim, para aprender latim como preparação para seus estudos sacerdotais. Frequentou o Colégio Jesuíta e após completar seus estudos, José Vaz ingressou na Academia de São Tomás de Aquino para seus estudos filosóficos e teológicos. Recebeu o Sacramento da Ordem, em 1676.
Juventude: Ardia no peito de São José Vaz, o desejo de salvar a Igreja no Ceilão a qualquer custo, porque vivia em um cenário aonde numerosos católicos vagavam sem igreja ou mesmo um sacerdote em um país que professava o budismo como fé. O jovem vocacionado, queria solucionar aquela situação de abandono. Havia também a perseguição que os católicos sofriam por parte dos holandeses, que proibiam a vivência da fé naquele território, por temerem que os fiéis se aliassem aos portugueses.
Vida adulta: Atuou exercendo seu sacerdócio junto a grupos de católicos clandestinos, em uma ilha aonde o calvinismo era imposto como religião pela ocupação holandesa. Apesar de suas vontades particulares, foi enviado a Canara (Karnataka) no sudoeste da Índia. Ali ficou por quatro anos a partir de 1682. Construiu igrejas e capelas, fez provisões, estabeleceu confrarias para a manutenção da igreja e nomeou um catequista.
Ao retornar a Goa, encontrou uma pequena comunidade de sacerdotes goanos na igreja da Cruz dos Milagres. Juntou-se a eles e foi eleito o superior. O Senhor ajudou aquele grupo com novas vocações: sete sacerdotes se juntaram a comunidade em poucos meses e o Padre José Vaz organizou então a comunidade Goana no Instituto Oratoriano de Milagristas de Goa. O então Oratório de São Filipe Neri de Goa é assumido como a primeira comunidade religiosa totalmente nativa do rito latino na Ásia. Esta comunidade sacerdotal indígena era o grupo ideal para trabalhar no Ceilão e restaurar a Igreja Católica ali. Após seis meses de intensos trabalhos no Oratório, em março de 1686, José Vaz partiu para o Ceilão. Em abril de 1687 e ali chegou como um pobre mendigo, sem qualquer apoio de uma Igreja institucional e apenas com um rosário no pescoço. Assim começou a ir de porta em porta pedindo ajuda para sobreviver e começou a localizar os católicos numa terra aonde as igrejas haviam sido fechadas ou destruídas, após 120 missionários deixarem o Ceilão.
Logo o comandante holandês notou a ação dos católicos reavivadas ali e dois anos depois, em 1689 ele localizou o padre no Natal. Trezentos católicos foram presos, mas o padre não estava entre eles. Muitos foram libertados após pagarem uma multa muito alta. Oito líderes foram mantidos presos e após desmoralizações, flagelos e trabalhos forçados, foram martirizados. Como Padre José conseguiu escapar não se sabe, mas retirou-se para Puttalam que pertencia ao reino de Kandy e não era de jurisdição holandesa. O rei achou que se tratava de um espião e mandou aprisioná-lo. O padre Vaz passou então a estudar o dialeto local Sinhala, sendo que anteriormente ja havia aprendido o tâmil. Vimaladharma Surya II, o rei, libertou-o em 1693 e lhe deu permissão para exercer seu ministério sacerdotal na cidade. Unido ao povo, São José Vaz construiu uma igreja simples que foi dedicada a Nossa Senhora.
A partir de então, empreendeu diversas viagens missionárias e atualmente, no Sri Lanka, nove das doze dioceses compreendem a área destes distritos erguidos por este santo. Em 1705, ele também ampliou o pequeno santuário de Nossa Senhora de Madhu.
O Papa Clemente XI, em 1703, quis lhe dar um cargo, nomeando-o Vigário Apostólico do Ceilão mas o sacerdote humildemente rejeitou.
Traduziu para o singalês e o tâmil, os idiomas locais, um catecismo e várias orações. Após sua morte, seu exemplo e métodos de trabalho apostólico fizeram dele uma inspiração contínua para os sacerdotes no Sri Lanka. Os Missionários Oblatos de Maria Imaculada chegaram ao Sri Lanka, em 1857, e puderam desenvolver e continuar o trabalho apostólico do Padre Vaz que morreu de causas naturais aos 59 anos, deixando um legado memorável de 70.000 católicos, 15 igrejas e 400 capelas.
Falecimento: 16 de janeiro de 1711 em Kandy, Sri Lanka.
Canonização: No dia 21 de janeiro de 1995, São José foi beatificado por São João Paulo II em Colombo. E foi canonizado em 14 de janeiro de 2015 pelo Papa Francisco em uma cerimônia de missa ao ar livre na Galle Face Green, também em Colombo.
São José Vaz, rogai por nós!
Nota: Os textos do Santo do Dia, publicados no site De Coração e Oração são pesquisados em várias fontes para se chegar ao melhor resumo possível da vida dos santos.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.