Nome: Santa Margarida Bourgeoys.
Data em que é celebrado(a): 12 de janeiro.
Nascimento: Troyes, França, em 1620.
Ordem religiosa: Congregação de Nossa Senhora.
Principais ensinamentos:
- paciência
- persistência
- vida de oração
- amor ao próximo
- diligência
- coragem
Infância: Sabe-se que era a sétima de treze irmãos, mas não há relatos sobre a infância da Santa Margarida Bourgeoys, considerada padroeira dos órfãos.
Juventude: Cuidou dos irmãos menores quando a mãe faleceu quando tinha 19 anos e já aos 20 anos de idade se dedicava a ajudar as famílias pobres em suas necessidades. Em uma procissão, ela se sentiu profundamente comovida ao ver uma estátua da Santíssima Virgem e decidiu dar sua vida ao serviço de Deus. Quis entrar no convento das carmelitas e das clarissas mas não teve sucesso. Um bispo que a conhecia a animou dizendo que Deus poderia ter outros planos para a sua vida. Enquanto isso atuava e coordenava um grupo com mais de 400 mulheres leigas que se doavam no serviço a pessoas carentes.
Vida adulta: Em 1652, foi para Montreal atuar como professora porque soube da necessidade daquele povoado e entendeu que o Senhor a queria atuando ali.
Logo que chegou, foi encarregada de supervisionar a construção de uma capela.
Percebeu que não havia crianças em idade escolar porque a sua expectativa de vida era baixa e foi então trabalhar no hospital local. Em 1657, ela abriu a primeira escola em Montreal que recebia muitos alunos e precisava de mais pessoas para ajudá-la. Após pedir ajuda na França, inclusive ao rei Luis XIV, voltou com quatro moças para Montreal e foi amadurecendo a inspiração de fundar uma nova congregação religiosa. O primeiro bispo de Quebec, Dom Laval, orientou a nova comunidade religiosa, a Congregação de Nossa Senhora (estabelecida em 1676) que viria a ter suas regras e constituição aprovadas em 1698.
Formou mulheres índias nativas para atuarem na Educação.
O carisma de visita e serviço de sua congregação permitia que as religiosas estivessem aonde o povo precisasse de sua presença.
Um incêndio causou a morte de duas irmãs no ano de 1683.
O novo bispo quis a comunidade e integrá-la as Ursulinas enclausuradas. Margarida pediu em oração que a vontade de Deus prevalecesse e em 1698, as primeiras vinte e quatro irmãs puderam fazer sua profissão de votos simples na nova Congregação, que foi uma das primeiras focadas na Educação.
A primeira escola para índios foi fundada em 1676 e novas vocações surgiram. Em 1685, ampliou a atuação para o Quebec, aonde fundaram a segunda das mais de duzentas casas que mais tarde seriam inauguradas e até hoje funcionam no Canadá, em Camarões, nos Estados Unidos e em outros países.
Falecimento: Ela morreu em 12 de janeiro de 1700 em Montreal, Canadá.
Declarada Venerável em 19 de junho de 1910 e beatificada em 12 de novembro de 1950 pelo papa Pio XII
Canonização: São João Paulo II a canonizou em 31 de outubro de 1982 e Santa Margarida tornou-se conhecida por ser a primeira santa do Canadá.
Santa Margarida Bourgeoys, rogai por nós.
Também são celebrados hoje: São Modesto, Santo Antônio Maria Pucci, beatos Luzia Iida, Crescência Anazawa, Romão Anazawa Matsujiro, Miguel Anazawa Osamu, Maria Yamamoto, Úrsula Yamamoto e Madalena Arie (mártires), Santa Cesária, Santo Arcádio.
Algumas partes são traduzidas e adaptadas de outros idiomas.
Qualquer dúvida, entre em contato através das nossas redes sociais.