I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: hoje é dia de lucrar indulgência plenária!

    "...não existe uma idade para aposentar-se da tarefa de anunciar o Evangelho, da tarefa de transmitir as tradições aos netos. É preciso pôr-se a caminho e, sobretudo, sair de si mesmo para empreender algo de novo." *
 Gena Paula Castro com informações do Vatican News.
 
     Um decreto divulgado pela Penitenciária Apostólica dispôs que todos os fiéis poderão receber a INDULGÊNCIA PLENÁRIA (a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada), por ocasião do primeiro dia mundial dos avós e dos idosos (25 de julho de 2021). 
 
Imagem:  Reprodução/ YouTube Vatican News.
    
      Para isso, são necessários: o desapego a qualquer pecado, sob as condições habituais:
- confissão sacramental;
- comunhão eucarística;
- oração nas intenções do Santo Padre (Pai Nosso, Ave Maria e Glória);
- cumprir a prática indulgenciada: Participar no dia 25 de julho de 2021 (pela TV ou internet) da solene celebração que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro 10h local (4h do MS), e estende-se às celebrações do dia do
s avós que ocorrerão em todo o mundo;
     A Indulgência Plenária será concedida também "nesse mesmo dia aos fiéis que dedicarem tempo para visitar em presença ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade, como os doentes, os abandonados, os deficientes e outros".
     Poderão também obter a Indulgência Plenária, os idosos doentes e todos os que, impossibilitados de saírem de casa por grave motivo,
unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente enquanto serão transmitidas pelos meios televisivos e radiofônicos, mas também pelos novos meios de comunicação social, as palavras do Sumo Pontífice e as celebrações.
     No Vaticano, a solenidade aconteceu na  Basílica de São Pedro, com a Santa Missa presidida por Dom Rino Fisichella.
 
Palavras do Papa:
 
     Ainda em sua participação na prece do Angelus com os fiéis, o Papa Francisco falou sobre a importância da data:

     "Avós e netos, jovens e idosos juntos, manifestaram um dos rostos mais bonitos da Igreja e mostraram a aliança entre as gerações", e acrescentou:

      "Convido-os a celebrar este Dia em cada comunidade e a visitar os avós e os idosos, aqueles que estão mais sozinhos, para dar-lhes a minha mensagem inspirada na promessa de Jesus: "Estou com vocês todos os dias". Peço ao Senhor que esta festa nos ajude, nós que temos uma idade avançada, a responder ao seu chamado nesta época da vida e mostrar à sociedade o valor da presença dos avós e dos idosos, especialmente nesta cultura do descarte...os avós precisam dos jovens e os jovens precisam dos avós: eles devem conversar, devem se encontrar!". 

    E também enfatizou:

     Sem diálogo entre os jovens e os avós, a história não continua, a vida não vai adiante: precisamos retomar isso, pois é um desafio para a nossa cultura! Os avós têm o direito de sonhar olhando para os jovens, e os jovens têm o direito à coragem da profecia, extraindo a linfa dos avós. Por favor, façam isso: avós e jovens devem se encontrar e falar, conversar. Isso fará todos felizes.


* trecho da mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. 

   

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad